segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O BRASIL É O VALE


Estive nestes feriados no Sul Fluminense, para dar os toques finais na parceria que fiz com Myriam Bueno e Paulo Fadul, proprietários do Haras e Pousada Casa Delta, localizado no Distrito de Ipiabas, no município de Barra do Piraí. A parceria é para a implantação em 2010, no estado do Rio de Janeiro dos meus trabalhos de treinamento gerencial cavalo assistido ( Horse Assisted Education ).

O treinamento será oferecido em duas modalidades. A primeira, treinamento de um dia inteiro, apenas para os executivos participantes. A segunda, acontece em um fim de semana com os executivos e seus familiares. Nesta modalidade, a chegada acontece na Casa Delta na sexta-feira a tarde. Nos sábado, os executivos participam do treinamento de dia inteiro e os familiares vão para a Fazenda Ponte Alta ( Século XIX ) onde visitam todas as instalações e assistem a um Sarau Artístico que conta toda a história do ciclo do café na região.

Para fazer um test-drive completo da programação de sábado, foram juntos comigo minha esposa Raquel e minha sogra Lourdes. Lá na fazenda, comprei o livro " O Brasil é o Vale " de autoria de Paulo Lamego, com prefácio escrito por Fernando Tasso Fragoso Pires. Recomendo-o a todos os que gostam de história do Brasil.

Na contra-capa do livro, Cyrene Mendes Baptista, mais conhecida como Tica, esposa do autor, que interpreta no Sarau Artístico a Baronesa de Mambucaba escreve:

" O livro o " Brasil é o Vale ", se reporta às transformações sofridas pelo Vale do Paraíba desde o século XVIII até hoje. O enfoque é a história do café no século XIX, seu apogeu e sua decadência.

Seu objetivo é mostrar à atual e às futuras gerações a importância do Vale do Paraíba, sob o ponto de vista histórico, geográfico e econômico.

" O Brasil é o Vale " ressalta o desmatamento intensivo da região, a implantação da monocultura do café, a relação entre a classe senhorial e a escravidão e suas consequências.

O livro traz a tona uma época de história providencialmente esquecida pela então jovem república, pois, o Vale e seu café significava o Império da Escravidão.

É interessante destacar a abordagem do livro sobre o Vale do Paraíba após 300 anos de exploração e as possíveis soluções para a região após a sua decadência. "

A noite, continuando o nosso test-drive, pois fará parte do programa, fomos para o Distrito de Conservatória, município de Valença, a capital brasileira da seresta.













Nenhum comentário: